Ibovespa avança levemente impulsionado por Petrobras e bancos

Ibovespa tem leve alta impulsionada por Petrobras e bancos, apesar de cautela global

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa registrava uma leve alta nesta segunda-feira, com o desempenho positivo das ações da Petrobras e de bancos compensando a aversão a risco predominante nos mercados globais. O cenário internacional segue pressionado pelas incertezas sobre a trajetória de juros nos Estados Unidos.

Por volta das 11h30, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,15%, alcançando 119.032,8 pontos. Na sexta-feira, o índice havia encerrado o pregão com queda de 0,77%, aos 118.856,48 pontos. O volume financeiro somava 2,86 bilhões de reais.

Uma análise técnica do Itaú BBA destacou que o mercado permanece em uma zona de suporte na faixa de 118.600 pontos, alertando que a perda dessa região poderia abrir caminho para novas quedas. O banco também ressaltou sinais de fragilidade, com setores como consumo e imobiliário atingindo os menores níveis em quatro anos.

Apesar disso, analistas apontaram que nem o Ibovespa nem o índice Small Caps renovaram mínimas, mantendo-se dentro de suportes importantes. “Ainda assim, o número de ações atingindo novas mínimas diárias aumenta, elevando o risco de quedas adicionais no mercado,” destacaram em relatório.

Cenário doméstico e global

No Brasil, os investidores analisaram as projeções atualizadas para inflação e câmbio no boletim Focus, que indicaram revisões para cima na expectativa de inflação e do dólar até 2026. As perspectivas refletem o IPCA de dezembro, que apontou alta mensal e fechou 2024 acima da meta do Banco Central.

Os mercados globais seguem sob impacto dos dados robustos do mercado de trabalho nos Estados Unidos, divulgados na última sexta-feira. Esses números reforçaram a visão de que o Federal Reserve pode adotar uma postura mais cautelosa em relação aos juros, afastando a possibilidade de cortes ainda em 2025.

Além disso, dados das alfândegas chinesas trouxeram algum otimismo, com exportações e importações superando expectativas em dezembro, sugerindo uma recuperação gradual da segunda maior economia do mundo.

Destaques do dia

  • PETROBRAS PN (PETR4) avançava 0,87%, acompanhando a alta de 1,04% no petróleo Brent, referência para a estatal. A empresa também informou que está em negociações com a Unigel sobre contratos de fábricas de fertilizantes.
  • BTG PACTUAL UNIT (BPAC11) subia 2,2% após upgrade do JPMorgan para “overweight”, destacando o múltiplo atraente do banco e suas sólidas perspectivas de lucro.
  • ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) e BANCO BRADESCO PN (BBDC4) registravam altas de 0,46% e 0,36%, respectivamente, enquanto BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) e SANTANDER BRASIL UNIT (SANB11) avançavam 0,54% e 0,92%.
  • VALE ON (VALE3) recuava 0,12%, apesar da alta de 1,92% nos futuros de minério de ferro na China, sinalizando alguma desconexão entre os mercados doméstico e externo.

Analistas destacaram que a liquidez no mercado brasileiro segue reduzida nos primeiros dias do ano, com perspectiva de melhora após eventos políticos e econômicos importantes nas próximas semanas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.